O Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) foi criado em janeiro de 2009, com a assinatura da Lei nº 11.906. O órgão é responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e pela melhoria dos serviços do setor – aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros.
Museusbr é a maior plataforma de informações sobre museus brasileiros, nela estão localizados os museus estaduais, municipais, e federais no território nacional, com os dados de contato e serviços oferecidos como: visitas guiadas, acessibilidade, bibliotecas, arquivos, atendimento a visitantes estrangeiros e vários outros itens de interesse. O sistema foi criado pela Portaria nº 6, de 9 de janeiro de 2017. O MAH está registrado nesta plataforma e disponibiliza, por meio eletrônico, informações atualizadas sobre suas atividades, para acessar a página do Museu de Anatomia Humana na Museusbr acesse http://museus.cultura.gov.br/espaco/7462/
Desde o ano de 2018 o MAH preenche o Formulário de Visitação Anual (FVA) e registra esses dados junto ao IBRAM. O FVA é um importante instrumento da Política Nacional de Museus (PNM) e uma obrigação prevista em lei (Decreto nº 8.124/2013, artigo 4º, inciso VIII e Lei 11.904/2009, artigo 36) para todos os museus brasileiros. Em 2018 o MAH registrou 6.407 visitantes, tendo usado como método de contagem a análise dos registros do caderno de assinaturas para visitas espontâneas e os formulários de pré-visita obrigatórios para visitas agendadas.